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Ferramentas digitais garantem qualidade no atendimento ao público durante pandemia

Serviço presencial está suspenso há dois meses

O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - IGEPREV suspendeu o atendimento presencial desde o dia 19 de março em decorrência da pandemia de Covid-19 e para dar continuidade aos serviços prestados aos mais de 46 mil segurados do Estado, entre servidores inativos e pensionistas, tem realizado atendimento de forma remota.

Para suprir esta demanda, o IGEPREV disponibiliza dois canais de atendimento ao público: o Fale Conosco e o Call Center, que estão em funcionamento desde o dia 20 de março, para informações e esclarecimentos de dúvidas. E, a partir de hoje, para dar mais celeridade, o requerimento de novos processos deverá ser feito pelo SIAAG -SISTEMA DE ATENDIMENTO AGENDADO, e não mais pelo Fale Conosco, que ficará exclusivo para tirar dúvidas e consulta processual, tornando assim o fluxo de atendimento mais rápido. 

"Adotamos procedimentos que possibilitam aos interessados encaminharem virtualmente seus requerimentos, viabilizando a continuidade dos serviços prestados pelo IGEPREV. Sabemos que o nosso público é bem peculiar, sendo um tanto quanto avesso à tecnologia e por isso temos buscado a inclusão digital do nosso usuário, disponibilizando ferramentas que possibilitam o acesso ao contracheque, histórico de contribuições e acompanhamento processual, eliminando assim a necessidade de se deslocar à sede da Instituição", explica Arlinda Basto, gerente da Diretoria de Previdência do IGEPREV.

Antes da suspensão do atendimento presencial, a Central de Atendimento do IGEPREV registrou cerca de 5 mil atendimentos, entre 01 e 18 de março e grande parte da demanda foi pela emissão de contracheque - serviço que pode ser acessado de forma online. Apesar do grande esforço dos servidores, por meio da educação previdenciária, para que o segurado migre para o digital, ainda há uma certa resistência por parte do segurado. "Este momento reforça essa nova forma de comunicação, que deve ser vista com bons olhos pelo segurado. É uma maneira de dar maior conforto, segurança e rapidez às demandas, principalmente para as pessoas que não moram na capital e lidam com a distância geográfica. E, por isso, o instituto está voltado para atender com eficácia o segurado, com a mesma qualidade prestada presencialmente", ressalta o presidente do IGEPREV, Silvio Vizeu.

Canais de atendimento

Fale Conosco - De 20 de março até hoje, o Fale Conosco já recebeu e respondeu cerca de 2.100 e-mails, sendo a maioria referente a emissão de contracheque e Cédula C, pedidos de revisão de benefícios e esclarecimentos e dúvidas. A maioria das solicitações, como a emissão de contracheque e Cédula C, por exemplo, são resolvidas de imediato, sem a necessidade de encaminhar a demanda para outro setor. Três técnicos previdenciários da Diretoria de Previdência atuam de segunda a sexta, em três turnos, para atender a demanda.

Quem precisou utilizar a ferramenta elogia a eficácia do atendimento. "Gostaria de agradecer ao corpo do Igeprev pelo excelente atendimento que tive ao necessitar do atendimento on line. Presteza, eficácia e simpatia", enfatiza o economista aposentado pelo Estado José Pedro Campos. 

O Fale Conosco está disponível no site do IGEPREV.

Call Center - Neste mesmo período, o serviço de Call Center registrou 4.520 chamadas. Os principais assuntos abordados foram dúvidas sobre a contribuição previdenciária inclusa na folha de abril/2020, a realização Censo Previdenciário e a emissão de Cédula C. Cada um dos três atendentes recebe em média de 15 a 20 ligações por dia.

O Call Center funciona de segunda a sexta, das 09h às 15h, pelos números (91) 3182-3520 / 3502 / 3503.

SIAAG 

Requerimentos a serem feitos via SIAAG:
- Auxílio Funeral;
- Celeridade/prioridade processual;
- Certidão de Tempo de Contribuição (CTC);
- Declaração de recebimento de benefício previdenciário;
- Tempo utilizado;
- Histórico de contribuição;
- Isenção de IR;
- Pensão por morte;
- Regularização cadastral;
- Revisão de benefício;
- Cadastro de conta corrente.

Confira aqui o passo a passo.

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