Imagem Peregrina visita sede do Igeprev

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi recepcionada por servidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (IGEPREV), na tarde de terça-feira (15/09), ao som da banda de música da Polícia Militar. Na chegada, o presidente do instituto, Giussepp Mendes, deu as boas-vindas e convidou o padre Edvaldo Amaral a conduzir a padroeira dos paraenses pelos diversos setores da sede do órgão.

Durante o percurso entre os departamentos, cânticos e orações eram entoados pelos servidores, que emocionados pediam bençãos ou agradeciam à mãe de Jesus. “A gratidão é muito grande, porque  alcancei muitas graças nesse ano tão difícil. Cada olhar que  damos à Santa é um sentimento especial. É muito triste que  este ano o Círio não seja  presencial, mas vamos tê-lo no coração e essa visita ao  IGEPREV fortalece nosso sentimento", declarou Rita de Melo, secretaria do gabinete da presidência.

Há uma década a imagem é entronizada no prédio-sede do Instituto no período que antecede o Círio. Desta vez, por causa pandemia do coronavírus, não foi permitida a realização da tradicional missa no auditório, para evitar aglomeração e garantir a segurança aos participantes, que tiveram de manter o distanciamento.

Apesar das restrições, padre Edvaldo reconheceu a fé dos devotos. “É uma satisfação imensa poder participar deste Círio 2020 no IGEPREV, de uma maneira diferente, mas igualmente intensa”, disse o religioso, que no final abençoou os presentes: “Hoje é Círio neste Instituto e Nossa Senhora passa carregada, não na corda material, mas no amor que existe no coração de todos os seus filhos que estão aqui homenageando-a. Então, que todos aqui se sintam agraciados e abençoados pelo amor de Maria, Mãe de todos".

Para o procurador Marlon Brito, um dos organizadores da programação no Instituto, a visita da imagem peregrina é uma oportunidade de estar junto de Nossa Senhora. “Neste ano, em que não podemos ir ao encontro de Nossa Senhora, no Círio, ela não nos abandona e vem ao nosso encontro trazendo seu filho, que é quem pode resolver todos os problemas e curar todos os males”.

O presidente Giussepp Mendes agradeceu a visita da imagem peregrina e destacou a participação dos servidores. “Em um ano de pandemia, onde muitas pessoas perderam entes queridos para Covid-19, o Círio de Nazaré chega não só como mais uma oportunidade de renovação da fé e devoção, mas como alento aos católicos paraenses”.

Por Cácia Medeiros, Assessora de Comunicação do IGEPREV.

Foto: Milena Vidal