Enviado por Lucila Pereira em ter, 10/12/2019 - 12:20

Durante os dias 05 e 06 de dezembro foi realizado o II Colóquio de Governança Pública, na Escola de Governança Pública do Estado. O tema, “Importância das práticas de inovação no serviço público”, foi abordado em palestras, mesas de debate e em apresentações de artigos produzidos pelos próprios servidores do Estado, que trataram de três eixos temáticos: política pública e governança, direito e cidadania e gestão e desenvolvimento de pessoas. Os temas escolhidos foram o foco das últimas especializações realizadas pela EGPA.

Quinze artigos, produzidos por mais de 30 servidores, foram aprovados para apresentação. Entre os selecionados para exposição estava o do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV): “IGEPREV aplicando boas práticas de gestão”, que está inserido na área de Política Pública e Governança. O trabalho, apresentado no primeiro dia do evento, foi elaborado pelas servidoras Mirian Kahwage (técnica de administração e finanças) e Íris Raiol (técnico previdenciária) e pela estagiária de economia Laís Caroline Silva e mostra que as boas práticas são desenvolvidas por meio da execução das Ações do programa “Governança para Resultados”, do Plano Plurianual 2016-2019, destacando-se os resultados obtidos durante o exercício de 2019, pelas áreas de atuação do RPPS. Para a servidora Mirian Kahwage, a seleção do artigo trouxe satisfação pessoal e profissional, além de “motivação para continuar os estudos e observações sobre a evolução dos resultados a serem alcançados pelo IGEPREV”. A servidora explicou ainda que o Colóquio mostrou que toda inovação no serviço público vai depender da vontade do servidor ao fazer suas atividades, fazendo de forma diferente, com melhor qualidade e menor custo, e atendendo as necessidades do público. Desta forma, o foco da inovação não está apenas na tecnologia que, é claro, também ajuda na economia de tempo, dinheiro, tornando o processo mais eficiente, mas o que vai fazer a diferença na hora de inovar o serviço público é a forma como o servidor trabalha, como se dedica à atividade. Ou seja, além das inovações tecnológicas e de estrutura, é principal ter inovação no olhar do servidor.