Enviado por Cristiano.nascimento em ter, 03/08/2021 - 11:56

Matéria reproduzida pelo Agência Pará: https://agenciapara.com.br/noticia/30149/

Por, Cácia Medeiros, Igeprev


Tecnologia social aplicada eleva qualidade de vida e bem-estar do servidor público no trabalho e cotidiano

Foto: Uriens Ravena

 

O projeto "Você é Capaz!", desenvolvido desde dezembro do ano passado pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) e nono colocado no Prêmio Inova Servidor de 2021, despertou a atenção de outros órgãos da administração estadual. Por trazer bem-estar e qualidade de vida ao servidor, tanto no trabalho como no cotidiano dele, a iniciativa tem servido de estímulo para a valorização de pessoal. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) enviou ao Igeprev técnicos da coordenação de gestão de pessoas para entender melhor o projeto. "O nosso gerente referenciou o Igeprev como excelência em projetos de qualidade de vida. Então, viemos conhecer um pouco melhor para tentarmos replicar ou adaptar para a nossa secretaria”, disse Ana Cláudia Costa, servidora da Semas. 

Para Ana Cláudia, a Secretaria desenvolve projetos semelhantes, mas procura inovação, buscando o intercâmbio de conhecimentos.  “É importante o servidor ser assistido pelo Estado e pelo seu órgão e esses projetos são estratégias práticas que proporcionam essa assistência de bem-estar e qualidade de vida. Ficamos felizes em sermos bem recebidos”. 

 

 

O psicólogo Washington Eufrázio, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do Igeprev, um dos desenvolvedores do projeto, enfatiza a importância do diálogo entre os órgãos públicos: "A gente sente uma satisfação enorme por ser procurado [por outras secretarias]. Percebemos que o projeto tem muito potencial, inclusive para ser replicado em outros órgãos do estado. É importante o foco da qualidade de vida do servidor”. 

O ‘Você é Capaz’ faz parte do rol de ações do Igeprev voltadas à  humanização de pessoal. "A qualidade de vida do servidor é essencial para que ele possa desenvolver sua atividade com excelência e isso representa atendimento ainda mais eficiente aos segurados", ressaltou o presidente do Instituto, Giussepp Mendes.

O objetivo do “Você é Capaz!” é difundir no Igeprev uma cultura de prática de hábitos saudáveis para aumentar a qualidade de vida do servidor. Atualmente, o projeto conta com parcerias de academia de ginástica, empresa de marmitas fit, loja de suplementos alimentares entre outras parcerias que promovem saúde e bem-estar para o servidor.